segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

NOVA GERAÇÃO DE TÊNIS PROMETE FACILITAR OS MOVIMENTOS DO CORPO


Superpopular nos Estados Unidos, o fenômeno de se correr praticamente descalça também promete ganhar espaço por aqui.  E, uma vez que a confusão é esclarecida (afinal, não é só correr e, ao mesmo tempo, não é só correr descalça), fica fácil entender a febre.
Trocando aquele par de tênis tradicional pelo novos modelos “minimalistas”, seja para correr ou apenas ir à academia, você pode melhorar o treino e o seu corpo. Mas, antes de experimentar o novo estilo, lembre-se de que apenas uma em cada dez pessoas pode simplesmente começar à correr do novo jeito sem preparar os pés. “Não dá para pedir que seu corpo reverta anos de adaptação.  Primeiro, fortaleça os pés, joelhos e costas com exercícios e supervisão.”
E vale a pena esperar, porque quando você estiver pronta, vai conseguir sentir de imediato os benefícios. Não só o seu treino vai ficar mais fácil – esteja você correndo ou fazendo musculação – mas o seu corpo vai começar a trabalhar mais por você. 
Na corrida, por exemplo, três quartos das pessoas mudaram o seu estilo natural de movimentar os pés porque o tênis tradicional amortece a pisada e levanta o calcanhar – o que não é bom. “Passamos de uma passada quase infantil, mais leve, do “meio” ou “frente” do pé, para uma passada que bate o calcanhar no chão mil vezes por milha, colocando enorme pressão na canela, nos joelhos e na parte de baixo das costas”
O par de tênis “descalço” nos ajuda a obter de volta o caminhar natural, tornando a corrida mais livre e eficiente em gasto de energia, além de tornar seu corpo menos propenso à lesões. 
Na academia, o tênis clássico nos ajuda a manter o equilibrio. Dessa forma, não precisamos usar os músculos abdominais, peitorais e laterais do torso. “Sem esse apoio, você trabalha para conseguir estabilidade – o que é mais fiel aos movimentos reais do corpo e acaba tonificando os músculos”, diz Cheetham. “Remover a elevação dos tênis de treino estica a panturrilha e alonga a perna.  E também fortalece a parte inferior das costas, melhorando a postura.” 
Se você quiser dar uma chance à técnica, vá com calma. O primeiro passo é andar “descalço” antes de começar a correr. “É como usar sapatos de salto alto durante anos e, de repente, passar a calçar apenas os baixos.  Você tem que preparar seus pés, canelas, joelhos e costas para perder o apoio dos modelos de tênis tradicionais. Mesmo alongamentos simples de panturrilha, uma semana antes de começar, já fazem diferença”. 
Experimente um par de tênis com dedinhos para iniciantes e só depois procure um modelo avançado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário