Cenas Improvisadas
Algumas das cenas mais memoráveis do cinema não estavam no roteiro.
Muitas vezes, as cenas não saem exatamente como estavam descritas no roteiro. E muitas delas acabam saindo melhor que o planejado, tornando-se memoráveis e gravando frases e personagens na história do cinema. Conheça algumas.Em Django Livre, mais recente filme de Quentin Tarantino, Leonardo DiCaprio corta a mão com vidro durante uma cena mais exaltada. O sangue não estava planejado, mas o ator não saiu do personagem e continuou, inclusive usando o sangue como um elemento para tornar a cena melhor ainda.
A cena mais famosa de Taxi Driver foi um improviso de Robert De Niro. 'Are you talkin´ to me?' não estava no roteiro, e acabou se tornando a frase mais lembrada deste clássico de Martin Scorsese.
Em Blade Runner - O Caçador de Andróides, o replicante Roy Batty, interpretado por Rutger Hauer, fazia seu discurso final quando, em um momento de luz, soltou a célebre frase que não estava no roteiro: 'Todos esses momentos vão se perder no tempo, como lágrimas na chuva'. Simplesmente brilhante.
Em Laranja Mecânica, Stanley Kubrick pediu a Malcolm McDowell, que interpretou Alex, para que ele dançasse na cena da foto acima. Na hora que as câmeras começaram a rodar, ele começou a dançar e cantar Singin´ In The Rain. A cena ficou tão boa que Kubrick comprou os direitos da música por US$ 10 mil e manteve a cena no filme.
O ator Ronald Lee Ermey, sargento do exército americano na vida real, não tinha falas específicas na cena de intimidação dos novos soldados. Todos os xingamentos e humilhações que você viu na famosa cena de Nascido Para Matar foram improvisados na hora por ele.
Nesta cena de O Poderoso Chefão, a única fala que estava no roteiro era 'deixe a arma'. O 'pegue o cannoli' foi improvisado pelo ator e tornou a cena infinitamente maior do que o planejado.
Em Os Bons Companheiros, a cena em que Joe Pesci fica perguntando 'You think I´m funny? Funny how?' foi baseada em uma experiência real do ator, que uma vez irritou um mafioso de verdade com a pergunta. Martin Scorsese permitiu que ele e Ray Liotta improvisassem a cena, sem contar nada aos outros atores, para que as reações fossem genuínas.
A resposta de Han Solo para o 'I love you' (eu te amo) da princesa Leia foi criação da cabeça de Harrison Ford. Ele achou que o 'I love you too' (eu também te amo) do roteiro não combinava com o personagem, e soltou um sonoro 'I know' (eu sei). Perfeito.
Em sua estreia no cinema (O Silêncio dos Inocentes), o dr. Hannibal Lecter tornou-se inesquecível. Um dos motivos foi o som improvisado pelo ator ao descrever uma de suas refeições. O 'shhhhfshhhhf' que Anthony Hopkins soltou serviu para deixar a cena ainda mais terrível (no bom sentido).
Em O Iluminado, Jack Nicholson usa o bordão de um famoso apresentador da época. 'Here´s Johnny' até hoje estampa camisetas, pôsteres e imagens mundo afora.
A parte mais memorável de Os Selvagens da Noite, mais conhecido por The Warriors, é quando David Patrick Kelly começa a bater as garrafinhas e dizer 'Warriors... Come out to plaaay...'. Ou, em português: 'Guerreiros... Venham aqui brincaaaar...'. Clássico improvisado na hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário