sexta-feira, 18 de janeiro de 2013



Fique em forma com esporte radical

A prática é boa para o corpo, melhor ainda para a mente



Trekking, escalada, canoagem... acredite, além de ser pura adrenalina, os esportes radicais são uma excelente maneira de manter a forma e a disposição, o segredo dessas atividades é trabalhar o corpo como um todo, desenvolvendo aspectos físicos como a coordenação motora, o equilíbrio, a força, a resistência muscular e a velocidade de reação. Pelo lado psicológico, aumenta a sensação de bem-estar e diminui o estresse. “Mas é preciso que a atividade seja feita com regularidade. Quanto mais alto o nível de dificuldade e a frequência, melhor será o resultado”.
Para as iniciantes, a dica é começar por trilhas pequenas e ir aumentando o grau de dificuldade aos poucos, com escaladas, montanhismo com rapel, tirolesa ou bungee-jump. “Prefira as atividades praticadas em grupo.
Além disso, vale investir na malhação extra na academia, focada no esporte radical escolhido: “Quem vai fazer trilhas, deve realizar caminhadas regulares, corridas e treinamento de força. Já para aquelas que preferem escaladas, o ideal é trabalhar a estabilidade com pilates e treino funcional, além do trabalho de força em geral”.
Para evitar lesões, uso correto dos equipamentos de segurança. Uma mochila mal-ajustada ao corpo, por exemplo, pode causar desde vergões e escoriações nos ombros até problemas na coluna. Já uma bota de caminhada nova, sem estar amaciada, provoca bolhas e machucados nos pés.
“A falta de cuidado e planejamento na prática do esporte também está entre os principais motivos de acidentes. Observando todos os detalhes, pequenos erros podem ser corrigidos a tempo, evitando complicações mais graves”.

Escolha o esporte radical que mais combina com você

Rapel
Utiliza cordas e equipamentos específicos para a descida em paredões e outras edificações em linha vertical.
Montanhismo
Prática de subir montanhas por meio de caminhadas ou escaladas.
Mountain bike
Modalidade de ciclismo em que o objetivo é atravessar percursos superando as irregularidades topográficas e os obstáculos.
Trekking
Caminhadas e corridas em trilhas, utilizando uma planilha indicando os obstáculos topográficos que devem ser superados.
Rafting
Descida de corredeiras utilizando botes infláveis.
Canyoning
Exploração de rios utilizando diferentes técnicas e equipamentos para transpor obstáculos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário