sábado, 26 de janeiro de 2013




Como emagrecer jogando

Com a introdução dos controles com sensor de movimento e outros acessórios, os jogos de exercício físico se popularizaram. Esses games ajudam a perder peso de uma forma divertida e sem sacrifícios.
O TechTudo preparou uma lista com os jogos que se destacaram no gênero fitness - e não só dessa geração, mas também alguns exemplos de consoles mais antigos. Em outras palavras: é para você emagrecer brincando, seja com o Wii, com o Kinect ou outra plataforma!
- DanceDanceRevolution
Que tal começar pelo jogo que ajudou a popularizar o gênero musical e de ritmo no mundo todo? Sim, DanceDanceRevolution, ou DDR, é um popular jogo de dança que sem dúvida você já deve ter visto em muitos shoppings brasileiros. A verdade é que, assim como o game te coloca para dançar, ele também te coloca para perder várias gordurinhas.

DanceDanceRevolution: Um clássico (Foto: Divulgação)
Imagine um passo de dança cansativo. É assim que é formado o setlist da maioria dos jogos da série. Mas não pense que as músicas são apenas cansativas. Pelo contrário, elas são bem divertidas.
Os jogadores devem seguir as setas na tela, que indicam onde é preciso pisar em um tapete especial, com as setas correspondentes. O resultado não poderia ser mais gratificante em termos de exercício físico.
O DDR é tão utilizado para emagrecer que as versões mais recentes do game acompanham modalidades exclusivas para esta finalidade, nas quais o jogador não conta pontos, mas sim calorias perdidas. O game está disponível em diversas plataformas, até mesmo nas mais atuais.
- EA Sports Active
A série EA Sports Active já possui dois títulos no currículo e não faz feio no segmento “emagreça brincando”. Originalmente o game saiu apenas para Wii, com suporte ao Wii Remote, Nunchuk e Balance
Board.

EA Sports Active (Foto: Divulgação)





O game é bem completo para o que se presta. Há um personal trainer virtual que vai seguir os passos do jogador e comandar os exercícios. Existem rotinas de 20 minutos e até programas de exercícios completos de 30 dias, com uma seção diferente por dia para manter a disciplina do “atleta”. Também é possível criar, detalhadamente, sua própria rotina. Na verdade, o game leva tão à sério seu conceito que vem com acessórios como um elástico de resistência e um prendedor de perna, para serem encaixados ao controle do Wii.
- Wii Fit
Ainda no Wii, vamos ao jogo mais popular da plataforma no quesito "exercício" - talvez seja porque o Wii Fit é da própria Nintendo, o que chamou bastante atenção na época do lançamento do console. O game faz parte de uma série de jogos “Wii alguma coisa” (como Wii Play, Wii Music, etc), mas totalmente voltado para um trabalho completo com a saúde do jogador. Não é à toa que ele é um dos games mais vendidos da história.

Wii Fit é pura diversão (Foto: Divulgação)


Wii Fit também foi o jogo que introduziu a Balance Board, uma espécie de controle em formato de balança, no Wii. O acessório funciona exatamente como seu nome diz, medindo peso, pressão do corpo e até a inclinação do jogador. A Nintendo fez o favor de usar o aparelho de forma bem criativa, nas mais variadas tarefas de exercícios físicos presentes no game, principalmente nas provas aeróbicas. Completando o pacote, o título mede o índice de massa corporal de todos os jogadores participantes. Dá para se divertir sozinho ou em grupo.
- Zumba Fitness
Zumba Fitness é um jogo colorido, muito feliz e até divertido. Se você está em sintonia com o mundo da aeróbica deve saber que Zumba é um estilo de ginástica inventada por um dançarino colombiano na década de 90. O conceito básico é dançar e se movimentar bastante no ritmo de músicas latinas. Os movimentos costumam ser bem repetitivos, mas isso é proposital.

Ao som da lambada em Zumba Fitness (Foto: Divulgação)


Claro que Zumba Fitness, o jogo, segue de perto a ideia da dança original. Campeão de vendas no Reino Unido, o título coloca o jogador para dançar sem o menor pudor e sem receio de parecer repetitivo. O game pode não se diferenciar tanto de ofertas similares, como DanceDanceRevolution, mas tem personalidade própria e é um sucesso. Disponível para PS3, Xbox 360 e Wii.
- Body and Brain Connection
Body and Brain Connection é um game curioso, pois tem bastante apelo com o público oriental. Tudo por conta da participação do Dr. Ryuta Kawashima, praticamente uma celebridade no Japão graças à série de jogos Brain Age, do Nintendo DS. O mote deste game para o Kinect é “pensar em movimento”.

Body and Brain Connection (Foto: Divulgação)


O game treina o cérebro e raciocínio dos jogadores enquanto respondem questões de lógica, matemática e assuntos relacionados. Funciona de forma interessante, já que também faz o jogador se exercitar enquanto pensa. O ponto de destaque fica para a presença constante do Dr. Kawashima, que está sempre presente com seu avatar virtual, analisando a “idade mental” dos participantes.
- Get Fit With Mel B
Que tal um jogo com uma ex-Spice Girl? Sim, aquele grupo pop que fez muito sucesso nos anos 90 e que hoje faz parte da lembrança de quem era adolescente naquela época. A Spice Girl em questão é Melanie Brown, ou Mel B, a "Scary Spice".


Mel B vai fazer você suar a camisa (Foto: Divulgação)

Get Fit With Mel B pega o nome e a própria ex-Spice Girl e a coloca na tela da TV, literalmente dentro do jogo, para treinar com você. O mais divertido aqui é que nas versões Xbox 360 e PS3, o próprio jogador aparece na tela, juntamente com a treinadora superstar. Outros elementos dignos de nota estão presentes: o título conta até mesmo com uma série de receitas especiais, que ajudam na dieta e favorecem os exercícios. Também disponível para Wii.
- UFC Personal Trainer
Novidade no mercado, o UFC Personal Trainer é vendido como o “sistema de exercícios supremo”. É mais ou menos por aí, já que o game é baseado por rotinas de treinamento reais dos lutadores de UFC. E não é só isso: o título conta com vídeos explicativos (gravadores por lutadores e treinadores) com dicas para os jogadores. UFC Personal Trainer é um produto bem diferenciado dos demais jogos, mas é uma ótima opção para os fãs das lutas reais e que também querem perder alguns quilinhos.


UFC Personal Trainer (Foto: Divulgação)

O destaque dele é poder fazer todos os movimentos que o game requer sem a ajuda de aparelhos de exercício ou algo similar. No Xbox 360, o Kinect capta todos os golpes e qualquer tipo de movimento que o jogo requer do participante. Se você está parado nos exercícios, porém, espere sair com o corpo um pouco doído de uma sessão de jogatina neste título. Tudo em nome da boa forma - de forma divertida, é claro. O game também tem versões para PS3 e Wii, mas não com o mesmo nível de atrativos da edição para o console da Microsoft.
- Your Shape: Fitness Evolved
Your Shape é uma série que começou no Wii, da Nintendo, em jogos produzidos pela Ubisoft. O problema é que ele era um jogo muito específico, pois acompanhava ainda uma câmera própria que só servia para ele e mais nenhum outro título. A câmera, claro, captava os movimentos dos jogadores, mas de forma um pouco imprecisa. Foi no Xbox 360 que o título atingiu seu verdadeiro potencial.

Your Shape no Kinect (Foto: Divulgação)

Your Shape: Fitness Evolved foi um dos games de lançamento do acessórios Kinect e surpreendeu pela captura apurada de movimentos. O jogador é replicado na tela em um formato 3D, mas sem muitos detalhes. Isso não atrapalha a experiência, já que o atrativo aqui é fazer os exercícios propostos de forma divertida, e isso o jogo consegue muito bem. O game fez relativo sucesso, tanto que uma continuação já está a caminho.
- EyeToy: Kinetic
Apesar do nome, Eye Toy: Kinetic não é para o Kinect da Microsoft. Percebeu a diferença sutil nas letras? Este é um dos jogos que foi lançado no PlayStation 2 para a câmera Eye Toy, antecessora da atual PlayStation Eye, do PS3. O acessório funcionava como um “Kinect das antigas” e capturava os movimentos do jogador em diversos games e minigames. Desenvolvido pelo estúdio de Londres da Sony, EyeToy: Kinetic faz bem o seu trabalho de propôr uma ginástica bem diferente.


Exercícios com o EyeToy (Foto: Divulgação)

O game acompanha quatro seções distintas, cada uma com um tipo de rotina que se desdobra ainda mais em pequenos segmentos. O Combat Zone, por exemplo, coloca o jogador para treinar seus reflexos e agilidade contra uma série de obstáculos destrutíveis. Outras modalidades presentes são Cardio Zone, Toning Zone e Mind and Body Zone, cada uma com suas próprias características.
O game também oferece uma modalidade exclusiva de personal trainer que concede notas aos praticantes dos exercícios, de acordo com seus esforços. Infelizmente, EyeToy: Kinetic já é um pouco antigo de se achar, pois foi lançado em 2005, e exclusivamente no PlayStation 2. Uma sequência foi produzida, focada no combate, mas ela é ainda mais rara de se achar.
- Kung Fu Panda 2
Não estranhe ver por aqui a adaptação do famoso desenho animado. Claro, as aventuras do urso Po fizeram sucesso no cinema, mas não nos games, onde teve alguns títulos que não passam de classificações medianas. Então, por qual motivo Kung Fu Panda 2 está aqui? Acontece que sua versão para o Xbox 360 faz uso seguido do Kinect e pode, sim, ajudar bastante os jogadores a emagrecer brincando.


Golpes de kung fu em Kung Fu Panda 2 (Foto: Divulgação)


O game possui um modo de história onde os jogadores encarnam o heróico Po. Com o auxílio do Kinect é possível realizar os movimentos que o urso lutador faz na tela. Claro, não espere aprender a arte milenar do Kung Fu neste game, mas prepare-se para cansar braços e pernas, caso não esteja preparado fisicamente, pois você vai usá-los de forma constante. Kung Fu Panda 2 é uma ótima opção principalmente para os fãs mais jovens, que também são fãs das animações. Infelizmente, somente a versão Kinect conta com estes atrativos, enquanto as outras se diferenciam de formas próprias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário