Emmanuelle Riva e outras veteranas do Oscar.
Ela tinha 32 anos quando interpretou sua primeira protagonista no cinema. Uma estreia tardia, motivada, em grande parte, pela resistência dos pais que não queriam uma filha atriz. Compensada, por outro lado, pela importância do filme que a tirou para sempre do anonimato. “Hiroshima Mon Amour” se tornou um dos títulos mais venerados do movimento conhecido como “nova onda” do cinema francês, a “nouvelle vague”. Deu projeção ao seu diretor, o renomado Alan Resnais. E revelou para o mundo o nome de Emmanuelle Riva.
O ano era 1959 e, desde então, a atriz de expressão marcante não parou mais. Dedicou sua vida aos filmes, foram dezenas ao longo de décadas. Nos últimos anos, interpretou papéis menos relevantes, em trabalhos menores, como normalmente ocorre com as atrizes quando chegam a uma certa idade. Mas eis que de repente, mais de meio século depois de “Hiroshima”, Emmanuelle Riva ganha novamente os holofotes. Aos 85 anos, ela é a candidata mais velha a disputar um Oscar de melhor atriz, em sua primeira indicação.
Jéssica Tandy
Foi a atriz mais velha a ganhar o Oscar de melhor atriz. Tinha 80 anos ao levar o prêmio por “Conduzindo Miss Daisy”. Aos 82, concorreu na categoria de coadjuvante por “Tomates Verdes Fritos”.
Glória Stuart
Concorreu ao Oscar de coadjuvante por “Titanic” aos 87 anos.
Ruby Dee
Foi indicada ao Oscar pela primeira vez aos 83 anos por “O Gangster”.
Peggy Ashcroft
Ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Passagem para Índia”, aos 78 anos.
Helen Hayes
Ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Aeroporto”, aos 70 anos.
Ruth Gordon
Premiada com o Oscar de coadjuvante aos 72 anos por “O Bebê de Rosemary”.
Margaret Rutheford
Vencedora do Oscar de atriz coadjuvante por “Gente Muito Importante”, aos 71 anos.
Katherine Hepburn
Ganhou seu terceiro Oscar de melhor atriz aos 74 anos por “Um Lago Dourado”. Henry Fonda, com quem contracena, ganhou o prêmio de melhor ator pelo filme, aos 76.
Emmanuelle Riva
Concorre ao Oscar de melhor atriz por “Amor”, aos 85 anos de idade: a mais velha a disputar a categoria na história da premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário