domingo, 27 de janeiro de 2013


Alimentação para combater o estresse...


Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Você sabia que o estresse pode estar diretamente ligado ao modo como escolhemos nos alimentar? A forma como nos sabotamos diariamente optando por refeições mais rápidas (e recompensas calóricas para dias tristes), além, ainda, de consumirmos alimentos ricos na proteína caseína, como o leite de vaca, podem ser determinantes para ocasionar o estresse.
“O estresse acontece a partir do momento que a gente vai se esquecendo, se abandonando. Pode-se ter o melhor emprego do mundo, boa situação financeira, mas às vezes estamos infelizes com outras coisas e por isso deixamos de comer direito, beber água, ir ao banheiro, fazer exercícios”.
O estresse por definição clássica é causado por um baixo nível de serotonina nos receptores do cérebro e dos intestinos. E, até 1998, se defendia que somente o cérebro que produzia e tinha recepção da serotonina. “Por esse motivo, os antidepressivos eram considerados maravilhosos. Há 15 anos, um cientista americano descobriu e publicou em livro que somente 10% da serotonina é produzida e de atuação no cérebro, e os outros 90%, no intestino. “Claro que os antidepressivos têm outras funções, mas para essa causa específica relacionada ao estresse, só resolucionam 10% do problema. Os outros 90% da importância da produção e recepção de serotonina é possível de ser resolvido por meio da alimentação. Ou seja, o estresse é orgânico, os chineses e tibetanos têm muita razão quando falam que nosso intestino é emocional”.
A forma de dar a volta por cima é fazer as escolhas certas na hora de se alimentar. “Não tem nenhum segredo. Temos que voltar a comer o arroz, feijão com salada e carne pelo menos 5 vezes por semana. Além disso, comer frutas e diminuir ao máximo o leite de vaca e seus derivados consumidos crus. Deixar de se autosabotar com lanches rápidos, pular o horário de almoço e encarar que está acima do peso também estão entre as atitudes a serem tomadas. Só depende de cada um, temos o conhecimento, a liberdade de escolha, mas ainda estamos morrendo pela boca”.

Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Consumo de álcool
“Abandone a falsa ideia de que álcool é social. Além do vício, está em primeiro lugar na lista de alimentos inflamatórios, destruidor de neurônios e da mucosa do intestino”.


Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Consumo de leite e derivados crus
O problema do leite não é a lactose, o açúcar, como se costuma discutir, mas uma proteína chamada caseína, que faz do leite e seus derivados inflamatórios para nosso intestino. “O queijo é um dos principais alimentos que é preciso evitar. Quando é descoberto um câncer, quais os primeiros alimentos que o médico corta em uma dieta? Álcool e leite seus derivados crus, justamente por essa ação inflamatória. Quase tudo passa pelo leite, que tem a caseína, inclusive antibióticos, hormônio, por isso o ser humano está cada vez mais doente. É por esse motivo que estamos aumentando a cicunferência de nosso abdômen, celulite, pois nosso corpo está inflamando”.

Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Volte a comer legumes e frutas
Não é preciso ser radical quanto à alimentação, basta que as pessoas voltem a comer de uma maneira consciente e que diminuam o consumo de alimentos inflamatórios. “Coma pelo menos 5 dias da semana de maneira mais saudável, os outros dois dias podem ser um pouquinho mais ‘pecaminosos’. O que não dá é para continuar fazendo o contrário e seguir agredindo o próprio corpo”.

Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Substitua alimentos do seu café da manhã
Café da manhã = Diminua o quanto puder o consumo do leite. “Não é ser drástico, mas é essencial abandonar o café com leite junto com o pão com requeijão. Eu não eliminaria do café da manhã, por exemplo, a manteiga, pois não é gordura ruim, ao contrário da margarina. Leite em pó é outro alimento que precisamos diminuir o consumo, além do queijo branco fresco. O leite nos alimentos cozidos, tudo bem, como num bolo, desde que você tenha mudado sua postura de alimentação em relação ao itens citados”.

Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Substitua alimentos do seu lanche
Lanche = Banana e mamão são duas frutas que devemos incluir na nossa alimentação. “O problema é que na TV todo mundo come torrada e queijo branco e a gente se deixa levar”.
Outras opções são, ao em vez do pão com requeijão ou queijo, opte pelo com manteiga, atum, ovo mexido, peru. “Beba suco e evite iogurte que, além de engordar, incha e não nutre. O corpo pede por nutrientes, como aminoácido, vitamina e minerais, que estão em alimentos como as frutas, legumes, verduras, arroz e feijão, carne. Por isso quando comemos lasanha de caixinha ou pão com queijo logo reclamamos de fome. É por falta de nutrientes. É o tipo de alimento que a pessoa consome, engorda mas não entende o porquê de continuar com fome”.

Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Caseína X Doenças
“Repare nas dietas em que a mulherada fica à base de produtos como o queijo branco. No primeiro momento, elas até emagrecem, mas é porque param de comer outros alimentos. Logo em seguida, ficam mais ansiosas, tristes, deprimidas e acontece o efeito rebote, já que não conseguem segurar a dieta. Então, se matam de comer, engordam novamente, se sentem culpadas e ficam com bulimia”.
Além de inflamatória, a caseína causa alergia. “Por isso as pessoas ficam “fungando” o nariz com rinite, pelo alto consumo dessa proteína. Estamos alérgicos e saturados, os índices de depressão, bulimia e anorexia estão relacionados com a mudança da alimentação de um pouco de arroz, carne, feijão em maior quantidade e salada, banana para pratos e lanches rápidos. E não necessariamente devemos comer porque gostamos ou não, mas porque é bom para o corpo. A decisão de ter ou não estresse depende da gente, de deixar de ter pena de si e se agredir com alimentação”.

Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Hidrate-se
É preciso ter uma rotina de beber água. O básico é consumir 3 litros diários. Parece muito? Para ficar mais fácil, pense em 10 copos de 300ml, aqueles normalmente disponíveis nos locais de trabalho. “As pessoas não bebem água por preguiça de fazer xixi ou seguram a vontade pela correria do dia a dia. Essa autosabotagem é um sistema de cascata, leva à doença”.

Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Remédio para vermes
“A giárdia é um verme que coloniza o intestino delgado fino (6 metros) e mais 2 metros no intestino grosso. É esse “bicho” que nos dá aquela vontade, aquela avidez por comer chocolate, doce, refrigerante de cola. Existe remédio para eliminar, teoricamente é ir à farmácia e pedir um vermífugo bom que mate giárdia. Tem em comprimido e não precisa de receita médica. Basta ingerir durante as refeições, sendo 1 apenas a cada seis meses. A primeira sensação que se tem é de uma plenitude, de que não é preciso comer chocolate e doce como uma louca”.

Dicas de alimentação para combater o estresse - 1 (© Thinkstock)

Zinco
Outra maneira de combater o estresse é tomar zinco quelado (25mg), claro, associado a alimentação correta e a diminuição no consumo do leite e seus derivados de forma crua. “O mineral que pode ser manipulado em farmácias de manipulação é um antiinflamatório essencial para a mucosa do intestino, tem o poder de desinflamar. Tomar um por dia é bárbaro.
Faça o teste. Meça sua circunferência do abdômen e do tornozelo. Depois, siga as orientações de alimentação associada ao zinco. Em 15 dias, meça novamente seu corpo. Você vai murchar, desinflamar e seu intestino vai funcionar melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário