segunda-feira, 21 de janeiro de 2013




Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)

A proximidade do Carnaval deixa a mulherada desesperada: estar com tudo em cima para desfilar e curtir os blocos, as festas de salão, os sambódromos, a praia, o clube, é questão de honra. Mas quem não mantém o corpo em dia e não fez dieta antecipada não precisa sofrer: a nutricionista Alessandra Luglio dá dicas preciosas para as mulheres  fazerem bonito nos dias de folia.
“O primeiro alerta é que não se trata de uma dieta completa, já que para cada pessoa deve ser personalizada e com orientação médica individual. Como o objetivo é o Carnaval e estamos a menos de um mês da festa, o que posso indicar é uma forma de desinchar e diminuir o percentual de gordura. Dá certo desde que seja adotada a partir de agora uma alimentação mais saudável e mais restrita. Para as pessoas que atualmente estão mais perto de seu peso ideal, é possível sim conseguir dar uma enxugada, ficar com aquele visual mais sequinho. Para quem está bem acima do peso, um prazo tão curto quanto o indicado não é ideal fazer a dieta, pois não será possível conseguir grandes resultados”, explica a nutricionista.
O que a especialista indica a seguir é uma dieta fracionada e hipocalórica. “Não adianta ser alarmista, pois nenhuma dieta radical consegue fazer com que qualquer um chegue ao resultado que deseja de forma saudável. Não vale à pena investir em radicalismo e sim em estratégias. Esse tipo de dieta radical resulta em falta de pique, diminui a imunidade e faz com que, logo após você atingir o que busca, naturalmente não consiga sustentar”.

Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)

Evitar abrir excessões
“Como o Carnaval está próximo, uma das orientações é abrir o mínimo de excessões possíveis. Não adianta falar que vai fazer dieta e quinta-feira sair para jantar fora, ir numa festa na sexta, ir para o restaurante com o namorado no sábado. Quando se está numa situação de perda de peso gradual, é natural que existam excessões, pois a pessoa não tem muita pressa e as “escapadas” não vão comprometer demais o resultado em um tempo médio. Mas quando se propõe a um projeto de um mês é preciso estar comprometido o máximo possível para gerar uma ativação metabólica e realmente acontecer a queima da gordura”, explica a nutricionista.

Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)


Dieta fracionada
“Para resultados efetivos para alcançar o objetivo em um mês ou menos, indico uma dieta alimentar hipocalórica, basicamente com um cardápio fracionado, pois comer várias vezes ao dia é a primeira condição para que haja gasto energético maior.
Comer mais vezes ao dia, um pouquinho de tudo, de uma forma equilibrada, ajuda a manter o metabolismo ativo e acelerar a queima de energia. Com essa rotina, o organismo vai ter um pouco de energia de cada vez para poder ativar a queima de gordura”, explica a especialista.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)


Carboidrato está mantido na dieta
Não dá para ficar no discurso “o Carnaval está chegando então vou parar de comer” e diminuir ou evitar o consumo de carboidrato, que é um alimento energético. O organismo não vai queimar gordura pois não terá energia para tal e, nessa situação, vai ativar a queima de massa muscular para se manter vivo. Acontecendo isso, a pessoa vai perder a tonicidade do corpo.
Temos que lembrar que o Carnaval é uma época onde as pessoas ficam mais expostas. Além de mais magra, a mulherada quer ficar durinha. Então não adianta chegar ao ponto de ficar flácida por fazer corte brusco da alimentação. A melhor estratégia para diminuir o percentual de gordura, que não significa só perder peso, é manter a massa muscular para ter pique e ficar durinha”, indica a nutricionista.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)


Sugestão de Cardápio: Café da manhã
Café da manhã = Deve ser bem reforçado e balanceado. Com duas fontes de carboidrato, por exemplo 1 fruta mais 1 pãozinho ou 1 fruta e cereal sempre associados com uma fonte de proteína, ou seja, leite desnatado, iogurte, queijo, peito de peru, ovo.



Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)

Sugestão de Cardápio: Almoço
Almoço = No almoço, o trivial: à base de bastante legumes, verduras e carboidrato. Uma dica de cardápio é comer em pequenas quantidades arroz (de preferência integral) e feijão, batata ou purê de mandioquinha e uma boa fonte de proteína, mas sempre magra, evitar gordura saturada e pesada que não faz bem e é muito calórica.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)

Sugestão de Cardápio: Jantar
Jantar = Quanto mais próximo ao horário de dormir, menos alimentos energéticos e mais leves deve-se incluir na refeição. Porque esse é um momento em que o metabolismo está mais baixo e comer a mais atrapalha o processo de emagrecimento.
Então, se já sabe que só conseguirá jantar muito tarde, troque a comida por um lanche feito um pouco mais cedo e que contenha algum alimento energético. Se optar pela comida, jante sem carboidrato, ou seja, à base de legumes, verduras e proteínas.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)

Sugestão de Cardápio: Lanches intermediários
É importante que os lanches intermediários sejam tão reforçados quanto as refeições principais, ou seja, nada de ficar só na barra de cereal ou fruta. O lanchinho também deve ter a associação de carboidrato com proteína ou alimentos que são fontes de gordura saudável, caso da castanha.
Dicas de cardápio:
- 1 fruta e 1 iogurte.
- 1 pacotinho de biscoito com um queijo magro, light.
- Iogurte desnatado com aveia no cereal ou granola light.
- Duas fatias de pão integral light, que tem poucas calorias, com peito de frango desfiado ou atum; queijo cottage e peito de peru também são opções proteicas muito leves e que dão bastante saciedade.
- Uva passa ou damasco junto com castanha, nozes ou amêndoas.
- Evitar a associação fruta seca com castanha, pois a digestão se tornará mais lenta.
Dessa maneira, a energia vai entrar mais devagar e se manter circulante mais tempo, o que ajuda a controlar o apetite e manter o corpo trabalhando, ou seja, queimando energia.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)


Evite sucos nos lanches intermediários
“Considero o suco como um alimento que não dá sustentação. Se compararmos o suco natural com uma fruta média, os alimentos têm basicamente a mesma quantidade de calorias. Mas, mesmo que associado a fontes de proteína, como queijo, castanha e iogurte, o suco não vai sustentar tanto quanto um alimento sólido já que a digestão vai ser muito rápida e em duas horas no máximo você já vai sentir vontade de comer novamente. Isso não deve acontecer, já que o lanche feito da maneira correta garante mais ou menos umas 3 horas até uma próxima refeição”, explica a nutricionista.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)

Pratique exercícios
É possível intensificar o gasto energético com a prática de atividades físicas.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)

Alimentos industrializados X Retenção de líquido
“Outras duas estratégias para a mulherada ficar melhor visualmente e fisicamente, ou seja diminuir inchaço e percentual de gordura, é tentar nessa fase de “Projeto Carnaval” reduzir ao máximo o consumo de sal, inclusive em relação a alimentos industrializados.
Opte por produtos mais naturais: cozinhe o grão, evite sucos processados e escolha os naturais, troque embutidos de peito de peru, por exemplo, por lanches com frango desfiado feito em casa. Essa é uma maneira de evitar consumir tanta química e sódio encontrado nos alimentos industrializados e que colaboram com a retenção de líquido.


Projeto Carnaval: corpo sequinho nos dias de folia - 1 (© Thinkstock)

A dieta indicada é para ser mantida a curto prazo
A nutricionista orienta que, adotada a dieta indicada, o ideal é não associar outras. “A mulherada quer tomar chá, partir para uma dieta com alimentos termogênicos (com pimenta, gengibre, suco detox) tudo ao mesmo tempo para apressar, mas dar certo é um paleativo. O grande problema das estratégias dietéticas mirabolantes é que elas não têm sustentabilidade. Dentro de 1 mês, seu organismo tem tempo para se adaptar “psicologicamente” a algumas coisas. Mas diminuir gordura em menos que isso, caso do prazo para o Carnaval, você pode até perde peso, mas depois vai desistir de fazer por ficar com opção limitada do que comer.
Com a dieta indicada, você já vai seguir uma orientação para diminuir alimentos industrializados, é uma dieta hipocalórica e fracionada e leva a um resultado ótimo no prazo proposto. O mais importante é ser comprometido, encarar de verdade e por um tempo limitado, claro, pois todo mundo quer viver, socializar, ir na festinha de aniversário”, lembra a nutricionista.







Nenhum comentário:

Postar um comentário