sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
25.01.2013 - 459 anos de SP...
São Paulo nas telonas
No dia do aniversário de São Paulo, alguns filmes que foram rodados na cidade. Ensaio Sobre a Cegueira - Nem todos sabem, mas parte do filme de Fernando Meirelles foi filmado na capital paulista. O longa teve grande sucesso no mundo e foi exibido no Festival de Cannes de 2008.
2 Coelhos – A estreia de Afonso Poyart na direção de um longa tem um ótimo efeito de pós-produção. A produção foi gravada em diversas localidades paulistanas, como o bairro da Liberdade e o centro da cidade.
Boleiros – A divertida comédia sobre o mundo do futebol foi gravada boa parte em São Paulo. Entre os cartões postais paulistanos do longa está o charmoso estádio do Juventus, conhecido como Rua Javari.
Bróder – Um dos melhores filmes nacionais lançados nos últimos anos, Bróder tem diversas passagens no bairro do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, além de cenas nos Jardins e na República.
Bruna Surfistinha – A cinebiografia de uma das prostitutas mais famosas do Brasil tem São Paulo como pano de fundo. Existem diversas cenas na zona central da cidade, a mais famosa delas na boate Love Story.
Carandiru – O título já explicada tudo. O longa é baseado em histórias existentes dentro da antiga penitenciária, que foi a mais famosa de São Paulo por décadas.
Cara ou Coroa - São Paulo, inverno de 1971. O diretor de teatro João Pedro (Emilio de Mello), seu irmão Getúlio (Geraldo Rodrigues) e a namorada Lilian (Julia Ianina) são pessoas que, como tantas outras na mesma época, levam a vida entre problemas comuns, decisões corriqueiras e uma questão fundamental: engajar-se ou não na resistência política
Crianças Invisíveis - Reunião de sete curtas-metragens, todos protagonizados por crianças de países diferentes. Um deles conta a realidade de duas crianças moradoras da favela de Paraisópolis, comunidade localizada ao lado do bairro do Morumbi, um dos mais ricos de São Paulo.
Domésticas - O filme se passa em São Paulo na capital, centrado no cotidiano, nos anseios e nas expectativas de cinco 'profissionais do lar'.
Durval Discos - Durval (Ary França) é um roqueiro dono de uma loja de discos de vinil em Pinheiros, na região oeste de São Paulo. Apesar de já ter chegado aos 40, continua morando com a mãe (Etty Fraser), em uma casa conjugada à loja.
Linha de Passe - O filme conta a história de quatro irmãos que vivem na periferia de São Paulo. Com a ausência do pai, precisam lutar por seus sonhos.
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias - Em 1970, a maior preocupação na vida de Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos, pouco tem a ver com a ditadura militar que impera no País: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma 'estranha' e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas.
O Invasor - Gravado em São Paulo e com a participação do finado rapper Sabotage, o longa foi bastante elogiado pela critica e pelo público.
Pixote (Fernando Ramos da Silva), um pequeno contraventor de 11 anos, é encarcerado na Febem, em São Paulo, onde faz amizades e presencia violências, tráfico de drogas e todo tipo de corrupção. Aproveitando-se da visita de um juiz de menores, o garoto foge da instituição com o travesti Lilica e seu amante Dito.
O Casamento de Romeu e Julieta - Para fechar nada melhor do que falar do derby paulistano: Corinthians x Palmeiras, a maior rivalidade da cidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário