quarta-feira, 23 de janeiro de 2013




Conheça o cirurgião do organismo

O silício tem papel fundamental para o funcionamento do corpo

Este mineral descoberto em 1823, é um dos doze elementos principais na composição dos organismos vivos, e mesmo em pequenas quantidades ele desempenha um papel biológico importante , especialmente nas estruturas de suporte do organismo. O silício, atua desde o nascimento até a morte do indivíduos. É um remédio essencial para o tecido conjuntivo e endotelial , que cobre todos os nossos órgãos. O sangue humano contém cerca de 10mg por litro de silício.. O organismo tem cerca de 7g deste elemento, mais do que ferro (3 a 3,5g) e muito mais do que cobre (100 a 150mg).

O silício está presente principalmente nos ossos, nas paredes vasculares, no pâncreas, nos tendões, nos músculos, nas glândulas supra-renais, no baço, no fígado, nos rins, no coração, na tiróide e no timo. Muitos desconhecem , mas o silício, tem papel importante no metabolismo do cálcio, pois juntamente com o cloreto de magnésio e sob a ação da vitamina D, ele assegura a assimilação do cálcio e a sua fixação na célula óssea. Além disso, ele evita a precipitação do cálcio nos tecidos, impedindo a calcificação destes especialmente nas artérias.

Em indivíduos que sofreram algum tipo de fratura, o silício age acelerando este reparo. Ele também atua reconstituindo o tecido cutâneo. Em relação a pele ele tem uma ação purificante, adstringente e remineralizante, reidratando a pele e as mucosas e reduzindo inflamações. Beneficia elasticidade da pele , além de ter propriedades tônicas e equilibrantes em casos de fragilidade vascular.

O teor de silício no nosso organismo é cerca de 7g , sendo que a necessidade media diária é em torno de 25 mg.. Com a idade, ocorre um decréscimo de silício nos tecidos mais ricos (pele, artérias, timo) chegando a ser superior a 80%, entre a maturidade sexual e o fim da vida. A perda de silício na pele, a torna mais fina, frágil e suscetível a rugas. Isto explica o relativo sucesso em terapêutica dos produtos à base de Silício. Além disso, o silício orgânico tem também propriedades antioxidantes s, é um constituinte essencial das fibras de colágeno e da elastina, favorece a regeneração da pele, melhora a sua elasticidade e a síntese do colágeno.

Podemos obter estes benefícios consumindo uma dieta rica em alimentos como como frutos, cereais e pães integrais, alho, cebola, couve-flor, morango, feijão fresco e ervilha fresca e maçã. Entre as plantas medicinais, a cavalinha é uma das mais ricas.

Assim, ao adotar uma dieta equilibrada , você além de garantir uma vida mais saudável , certamente terá uma pele mais jovem !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário