Transexuais e travestis podem usar nome social no cartão do SUS em SP
Documento pode ser emitido em CRT da Vila Mariana, na Zona Sul.
Segundo Secretaria da Saúde, medida visa diminuir preconceito.
Os travestis e transexuais de São Paulo agora podem usar seus nomes sociais em vez do nome do registro de nascimento no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a medida entrou em vigor nesta semana e beneficiará aproximadamente 1,5 mil usuários cadastrados no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT-Aids) da capital paulista.
De acordo a Secretaria de Estado da Saúde, a medida visa reduzir o preconceito da população e evitar que transexuais e travestis passem por quaisquer constrangimentos nos atendimentos das unidades de saúde.
Inicialmente, o cartão com o novo nome só poderá ser emitido no CRT-Aids da Rua Santa Cruz, 81, na Vila Mariana, na Zona Sul da capital. O cartão, porém, é válido para atendimento em qualquer serviço público de saúde do estado.
Para solicitar a alteração do nome, os interessados devem comparecer ao CRT portando apenas um documento de identificação e informar o novo nome a ser inserido no cartão do SUS. A emissão é feita na hora e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário