sábado, 16 de março de 2013



Pesquisa inédita revela: 50% dos homens brasileiros acham que o papel das mulheres é cuidar da casa

Pesquisa foi elaborada pelo Instituto Data Popular. / Foto: Thinkstock


50% dos homens brasileiros acham que as mulheres têm que cuidar da casa. Uma opinião compartilhada por 51% das mulheres consideradas maduras (com idade entre 48 a 60 anos). Já entre as brasileiras mais jovens, com idade entre 18 a 30 anos, esta é uma realidade cada vez menos desejada. Apenas 40% delas concordam com isso. A grande maioria quer um novo papel dentro do lar.

A pesquisa foi realizada com 1.300 brasileiras de 44 cidades entre dezembro de 2012 e fevereiro deste ano e as projeções foram feitas a partir de dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (pesquisas de orçamento familiar, mensal de emprego e nacional por amostra de domicílio).


Com a mulher cada vez mais protagonista de seu destino, por que homens ainda acham que o papel delas é cuidar da casa? Na avaliação da psicóloga clínica, terapeuta e educadora sexual Ana Canosa, em grandes centros urbanos já há uma maior igualdade de funções com mulheres que trabalham fora e elas estão mais adaptadas a este novo papel e não têm tanto medo de solicitar a ajuda do parceiro nas tarefas da casa.

"Temos que pensar que desde a Antiguidade o papel da mulher era esse, o de cuidar essencialmente do lar. Mas tudo vem mudando há uns 50 anos por causa da entrada da mulher no mercado de trabalho e da legitimidade que a mulher vem pedindo no sentido de ter papéis iguais. Vale ressaltar, no entanto, que são muitos séculos para poucas décadas de uma mudança na equidade de gêneros".

"Mulheres foram estimuladas a olhar sempre para dentro de casa"

Para a psicóloga, essa imagem da mulher que cuida do lar ainda prevalece e não apenas para os homens, mas também para as próprias mulheres. "Muito homens se acomodaram achando que as tarefas de casa ainda são uma obrigação essencialmente feminina e também tem muito a ver com a maneira com que elas se colocam na relação assumindo esses afazeres. Mas eles têm que se disponibilizar para esse novo modelo na relação".

Culturalmente as mulheres foram estimuladas a olhar sempre para dentro de casa e dos seus próprios sentimentos e emoções. "Esse passo para a liberdade feminina foi árduo e levou muito tempo. As mulheres estão acostumadas a lidar com as emoções e a fazer reflexões. Este caminho de olhar para o interno da casa e, psicologicamente, para o seu mundo interno e emocional é algo novo para os homens. Eles não tiveram muito estímulo cultural ao cuidar, ao 'maternalizar' o olhar às necessidades da mulher e enxergar essas necessidades é partilhar as tarefas".

Algo está mudando

O casal Ettore Bovo e Aline Nunes, ambos com 25 anos, jogam como um time quando o assunto é a divisão das tarefas da casa. Namorados há sete anos, eles moram juntos há apenas um mês e já haviam estabelecido que o trabalho doméstico seria dividido entre os dois. "Costumamos dizer que jogamos em time. Enquanto um lava a louça, o outro varre a casa, por exemplo. Dividimos as tarefas para um não sobrecarregar o outro até porque estudamos e trabalhamos. Isso de só a mulher cuidar da casa é coisa de uma sociedade ainda travada", acredita o analista de sistemas.

Ainda segundo a pesquisa , a massa de renda dos homens cresceu 45% ao passo que a das mulheres 83% nos últimos 10 anos. Apenas no final de 2013, a massa de renda delas deve atingir 1,1 trilhão de reais, cifra equivalente ao PIB da Suécia ou da Bélgica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário