quarta-feira, 20 de março de 2013







Saiba quais são os dez carros preferidos pelas mulheres

Levantamento feito pelo WebMotors revela os modelos que as brasileiras mais gostam de comprar








Alguns fabricantes não gostam de dizer quais de seus veículos são os mais comprados por certos públicos. Nesta reportagem, o WebMotors quis saber quais seriam os preferidos pelas mulheres e muitas empresas (Volkswagen, Ford, Chevrolet, Renault, Peugeot, Hyundai, Kia, Mitsubishi e Toyota) se recusaram a responder. O medo delas, injustificado, é de “rotular” seus produtos, um erro, dada a importância do público feminino na decisão de compra de um novo carro, tanto do próprio quanto do dos maridos. Até pelos critérios que elas usam na escolha.

“As mulheres se preocupam com design e praticidade”, diz Eder Polizei, consultor e coordenador do curso de marketing da Universidade Metodista. Vitor Meizikas Filho, consultor de mercado da Molicar, confirma: “A mulher dá mais atenção a um estilo mais harmônico e ao acabamento. Ela faz do interior de seu carro uma espécie de ninho, com tudo organizado nos diversos porta-trecos presentes por ali”.

Para chegar a um denominador comum e justo, no qual os volumes de vendas não interferissem, o WebMotorslevantou que automóveis tinham a maior proporção de compradoras em relação ao total de veículos vendidos. O preferido pelas mulheres, que você conhecerá abaixo, é aquele que apresentou o maior percentual de clientes do sexo feminino.

Estão dentro da proposta fabricantes nacionais e importados. Veja os dez automóveis preferidos pelas mulheres brasileiras e os motivos que tornam os modelos mais atrativos a este público:



1º Lugar – Citroën C3 – O compacto médio da marca tem muitos pontos que agradam às mulheres. Entre eles, o visual diferenciado e a facilidade de condução. Ele também é um dos menores automóveis em comprimento do Brasil. Isto oferece maior facilidade de condução e de estacionamento, uma vantagem nas grandes cidades. Com isso, mais de 63% dos compradores do hatch são do sexo feminino. 



2º Lugar – Fiat Idea – O monovolume da Fiat tem quase 60% de compradoras. O carro da Fiat foi um dos primeiros, fabricados no Brasil, a adotar espelho retrovisor interno embutido para espiar as crianças no banco traseiro. Na época, a novidade foi considerada “perfumaria”, mas hoje este item vem sendo até solicitado pelas clientes, preocupadas com a gurizada que viaja no banco de trás. Acabou se tornando quase imprescindível para quem compra um automóvel pensando na família.




3º Lugar – Honda Fit – O carro ganhou espaço entre as mulheres pela modularidade de seu interior, com o sistema ULT (Utility, Long e Tall, utilidade, longo e alto, em português), que permite carregar objetos longos e altos no interior do carrinho, e pela facilidade de condução. O design moderno também entra em consideração na hora da escolha. De todos os seus compradores, cerca de 55% são mulheres.




4º Lugar – Nissan Tiida – O automóvel, que chegou ao Brasil no ano passado, importado do México, oferece um bom número de porta-objetos e tem um acabamento digno de um carro mais caro. De acordo com a Nissan, entre os compradores do Tiida, 50% são mulheres. 




5º Lugar – Fiat Punto – O carro da marca italiana enfrentou uma bateria de clínicas para conquistar as consumidoras. Um dos detalhes apontados pela pesquisa é que algumas mulheres não gostam de entregar a chave do seu carro a manobristas ou frentistas. Para evitar o manuseio da chave por estas pessoas, a marca incorporou a abertura interna do tanque de combustível. Nada de tão inovador, mas relevante, conforme a empresa. Outro detalhe que fez o carro entrar neste seleto grupo é o seu design. Entre seus compradores, 45% são mulheres.



6º Lugar – Nissan X-Trail – Os utilitários esportivos estão entre os preferidos pelas mulheres. Os pontos que agradam às mulheres são a posição alta de dirigir e o espaço interno. O Nissan X-Trail entra na lista dos 10 mais com 35% de clientes do sexo feminino no total de compradores. 



7º Lugar – Citroën C4 Pallas – A fabricante francesa respondeu de imediato a nossa pergunta. De todas as unidades comercializadas do Pallas, 33% são adquiridos pelas mulheres. Entre as pesquisas realizadas, o público feminino preza conforto, facilidade ao dirigir e design. 



8º Lugar – Volvo V50 – As peruas estão dentro dos modelos preferidos pelas mulheres. Alguns dos atributos mais importantes são o porta-malas e o conforto oferecido aos passageiros do banco traseiro. Outro item que reforça o agrado das mulheres é a fama da segurança presente nos automóveis da empresa sueca. Com estes itens, a V50 conquistou 32,9% de compradoras entre todos os seus clientes. A marca sueca também foi uma das únicas que criou uma equipe feminina para desenvolver um modelo conceitual. 



9º Lugar – Volvo XC90 – Outro utilitário aparece na lista da preferência feminina, com 31,1% de mulheres entre seus compradores. O XC90 é um dos principais concorrentes da BMW X5.


10º Lugar – Honda Civic – O sedã da marca japonesa é o carro mais vendido entre os sedãs médios e o mais vendido entre automóveis com faixa de preço acima de R$ 60 mil . O carro tem motivo de sobra para estar dentro desta seleta lista: design, estilo, facilidade de dirigir e conforto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário