sábado, 23 de março de 2013




GATOS BRANCOS: CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS



Os gatos brancos são animais bastante procurados mas são também animais mais propensos a alguns problemas de saúde.

Na pelagem dos gatos, a cor branca não é efectivamente uma cor, mas sim a ausência dela. Os gatos com a pelagem branca não são capazes de produzir pigmento que dá cor ao pêlo e na ausência desta, a pelagem permanece branca.

Banhos-de-sol perigosos


Os gatos de pelagem branca não têm protecção contra os raios ultravioleta que o Sol imite. São os pigmentos que dão cor ao pêlo que protegem o gato destes raios cancerígenos. O funcionamento é semelhante ao dos humanos que produzem melanina, ficando mais bronzeados, quando em contacto com os raios ultravioleta. 

O gato branco é bastante vulnerável a queimaduras solares e se a exposição ao sol sem protecção for longa, poderá mesmo desenvolver cancro. Estes gatos devem ser mantidos longe do sol nas horas em que os raios são mais fortes. Quando entrarem em contacto com o sol, as zonas de pele mais exposta, como o nariz, orelhas, entre outras, devem ser untadas com um protector solar recomendado pelo veterinário.

Audição


Caso o gato tenha olhos azuis, a probabilidade de desenvolver problemas auditivos é grande. Um gato apresenta olhos azuis quando a zona mais superficial da íris não recebeu pigmento e o que iria ser preto, acabou por ficar azul.

Os gatos com audição parcial ou surdez necessitam de cuidados especiais, mas podem viver com qualidade. Não devem sair de casa e devem ser treinados com base em sinais visuais.

O cruzamento de dois gatos brancos com olhos azuis não significa necessariamente que os filhos sejam semelhantes aos pais. Podem nascer criar com pelagem diversa e até outra cor de olhos, tudo depende dos genes dos progenitores e da ascêndia destes.

Nos gatos com olhos vermelhos, albinos, a ausência de pigmentação é total. Os olhos aparentam ser vermelhos, mas na realidade a íris é completamente transparente. A tonalidade vermelha deve-se ao facto de ser possível ver o sangue dos vasos sanguíneos que compoem o olho. Contudo gatos albinos são bastante raros.

Sobrevivência


Em estado selvagem os gatos brancos não sobrevivem. A cor não lhes oferece a camuflagem que necessitam para se esconderam dos predadores e como os gatos são animais que gostam de banhos de sol e vivem em zonas bastante luminosas, acabam por sofrer com esta condição.

Os gatos brancos em cativeiro são mais comuns e também bastante procurados. São na realidade a prova de como a criação em cativeiro alterou o gato. A cor branca passou de sinónimo de morte certa em estado selvagem, para sinónimo de dono fácil em cativeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário