terça-feira, 26 de março de 2013




Estamira. Documentário



O filme Estamira é de uma força e grandeza, que sair ileso é quase impossível. Alguns saem incomodados, outros revoltados,  um filme que dá a voz ao excluído, ao louco, no caso, uma mulher com problemas mentais (fato  questionavel).
Durante todo um período histórico, que permanece até hoje, o “doente mental” foi calado. Sua capacidade mental é tão debilitada, tão doente, que sequer “pode” responder por si mesmo. E este filme, vai contra toda uma cultura de silêncio e nos faz, isso mesmo, nos faz escutar a Estamira. Ao berros.
Ela é uma senhora que trabalha no lixão de Guamacho, RJ. E ela, sob todos os aspectos que você possa imaginar, limpa.Ela vive do lixo. Ela se alimenta. Ela tem amigos. Ela vive de limpar a sujeira que a nossa sociedade “ao contrário”(expressão dela) produz. Ela luta contra o mentiroso, contra o Deus (criado pelo homem) estuprador, contra todas as situações que ela acredita serem “trocadilhos”, no sentido de inversão do sentido das coisas.

estamira2

ISSO AQUI [O LIXÃO]É O DEPÓSITO DOS RESTOS. ÀS VEZES É SÓ RESTO, ÀS VEZES VEM TAMBÉM DESCUIDO. (…) CONSERVAR AS COISAS É MARAVILHOSO. LAVAR, LIMPAR E USAR MAIS, O QUANTO PODE. AS PESSOAS TÊM QUE PRESTAR ATENÇÃO NO QUE ELAS USAM, NO QUE ELAS TÊM. PORQUE FICAR SEM É MUITO RUIM”- Estamira

Ela, em sua consciência demundo, de vida, fala de meninos sapos, do além mundo e da natureza, como forças e entidades que simplesmente existem. Ela vê. Ela fala.
A MINHA MISSÃO, ALÉM DE SER ESTAMIRA, É MOSTRAR A VERDADE E CAPTURAR A MENTIRA. (…) NÃO TEM INOCENTES:TEM ESPERTOS AO CONTRÁRIO”

“SABIA QUE TUDO O QUE É IMAGINÁRIO EXISTE, E É, E TEM?”- Estamira

estamira

Estamira Gomes de Sousa, morreu em 2011 aos 70 anos no, no Rio, em  consequência de uma septicemia (infecção generalizada).
                                                                                                               
 Ela era quase que uma profetisa dos dias atuais, uma pessoa muito legítima. Jamais montamos suas frases na edição. Todos os discursos incluídos no filme são contínuos. Ela acreditava ter a missão de trazer os princípios éticos básicos para as pessoas que viviam fora do lixo onde ela viveu por 22 anos. Para ela, o verdadeiro lixo são os valores falidos em que vive a sociedade - Marcos Prado, Diretor do Documentário.



O documentário correu o mundo, obtendo 25 prêmios em festivais nacionais, como a Mostra Internacional de São Paulo e o Festival do Rio, e internacionais, como os festivais de Marselha, Karlovy Vary (República Tcheca), Havana, Viena, Londres e Miami.


Nenhum comentário:

Postar um comentário