terça-feira, 19 de março de 2013




Evolução do Jeans


O primeiro lote de calças com os rebites de cobre inventados por Jacob Davis (que acabou se tornando sócio de Levi) levou o código 501, número que acabou sendo a denominação do modelo de calça mais conhecido em todo mundo (ainda nos dias atuais).
O Jeans começou a se tornar verdadeiramente popular a partir da década de 1930, quando ganhou o cinema vestindo os cowboys dos filmes de faroeste.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o tecido Denim (ou Brim) vestiu os soldados aliados: seus uniformes precisavam ser feitos para enfrentar as duras batalhas. rastejar em trincheiras só mesmo com calças feitas de Denim. Com a sua vitória, tal tecido ganhou status e ajudou a impulsionar a popularidade do Jeans na Europa, com incrível disseminação.
Na década de 1950, mais uma vez com a ajuda de Hollywood, o Jeans começou a ser associado à rebeldia. Em 1955, o filme Rebel Without a Cause (Juventude Transviada) criou um dos ícones da moda: James Dean usava Jeans e camiseta branca. Estava eternizada a combinação clássica por excelência.
O cinema ajudou muito mais na popularização do Jeans do que somente através do sucesso do filme Juventude Transviada: diversos filmes em que estrelavam celebridades como Marlon Brando, Marilyn Monroe, Paul Newman, Elisabeth Taylor, Steve McQueen, Audrey Hepburn e Brigite Bardot eternizaram as calças Jeans. As mulheres conferiram à essa peça um inédito apelo sexy. A repercussão foi tamanha que o Jeans chegou a ser proibido durante algum tempo em escolas, cinemas e restaurantes dos EUA.
No final da década e 1950 e início da década de 1960, foi a vez do Rock and Roll (principalmente nas figuras de Elvis Presley e depois Beatles) eleger o Jeans a peça fundamental para representar novamente a juventude. liberdade e rebeldia.

Com a chegada da década de 1970 e o advento da guerra do Vietnã, jovens em busca de paz, amor e liberdade alçaram o Jeans ao papel máximo de peça democrática e acessível. Chamados de hippies, introduziram as calças jeans customizadas com muitos enfeites, apliques, miçangas e cores.
Ainda da década de 1970, o Jeans apareceria pela primeira vez em uma passarela, num ato ousado de Calvin Klein, que contratara a então jovem modelo Brooke Shields. Alvo de protestos e desdém por parte de muitos críticos de moda e mesmo pela sociedade, Calvin Klein estava demonstrando ser realmente um visionário.
E assim é o nosso querido e amado Jeans! Passou por transformações nas décadas de 1970, 1980, 1990, 2000, 2010 (calças jeans boca-de-sino, estreitas, largas, curtas, com barra, sem barra!) e no entanto, está mais forte do que nunca! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário