sexta-feira, 29 de março de 2013



Fernanda Montenegro

foto Fernanda Montenegro

- Fernanda Montenegro nasceu Arlete Pinheiro Esteves da Silva. E pelo casamento, Arlete Pinheiro Monteiro Torres;



  • Primeira latino-americana a concorrer ao Oscar de melhor atriz e uma das principais atrizes brasileiras.

    A atriz Fernanda Montenegro completa 80 anos nesta sexta-feira (16)

                                                                            

    Nascida no Rio de Janeiro em 16 de outubro de 1929. O nome artístico foi adotado para assinar os programais culturais que produzia na Rádio do Ministério da Educação e Cultura, onde começou sua carreira.
    Em 1945, Fernanda Montenegro fez um curso de radialistas na Rádio do MEC. Dois meses depois, foi contratada como locutora, apresentando uma programação musical e sobre literatura brasileira.







    Em 1950, aos 21, fez um papel pequeno em "Altitude 3.200", atuação que lhe rendeu o convite à televisão.
    No teatro, a atriz se apresentou aos 8 anos em uma peça chamada "Os Dois Sargentos", montada na paróquia que frequentava com a família no subúrbio do Rio.
    Com 16 anos, fez um papel pequeno no espetáculo "Natasha", criado por colegas da faculdade de Direito. Após outras montagens encenadas no Rio, Fernada juntou-se aos Artistas Unidos e, em 1954, chegou em São Paulo, onde ficou até 1959.
    No cinema, participou de filmes como "A Falecida", "Pecado Mortal", "Eles Não Usam Black Tie", "O Que é Isso, Companheiro?" e "Central do Brasil", filme que lhe rendeu a indicação ao Oscar.
    Entrevistada recentemente durante o Festival do Paraná, Fernada Montenegro disse que não se considera uma pioneira, mas que sua indicação "se trata apenas de um fenômeno isolado".
    "Foi um momento muito lindo, mas não existe obrigação para que o fenômeno se repita. Além disso, não teria nem tempo para viver isso de novo", afirmou.
    Aos 80 anos, Fernanda tem em sua carreira quase 60 anos de trabalho no teatro e na TV, mais de 200 teleteatros, 56 peças, 20 novelas e 16 filmes.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário