segunda-feira, 18 de março de 2013




Exposição homenageia Florianópolis comparando fotos antigas e atuais

Mais de cem fotografias mostram os principais pontos da Ilha.
Mostra 'Desterro Hoje' comemora os 287 anos da capital catarinense.


Barra da Lagoa em 1975 e em 2012 (Foto: Desterro Hoje/Divulgação)



Para comemorar os 287 anos de Florianópolis, comemorado no próximo sábado (23), uma exposição propõe um resgate da memória da capital catarinense. A mostra 'Desterro Hoje' tem mais de 100 imagens que comparam os principais pontos da cidade como eles eram e como são atualmente.

Mercado Público em 1940 e em 2012 (Foto: Desterro Hoje/Divulgação)


As fotos, colocadas lado a lado, mostram significativas mudanças que ocorreram ao longo dos anos na Ilha de Santa Catarina. As imagens da exposição fazem parte do acervo do Desterro Hoje. Algumas fotos datadas do século XX foram reunidas por meio da colaboração de internautas. A mostra foi organizada por Felipe Botelho, aluno de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As imagens atuais foram feitas pelo próprio estudante, que busca ser fiel ao ângulo do retrato antigo.

Em cada fotografia, Felipe escreveu um breve verbete. “Em momentos de descontração com a família, as fotos eram mostradas e comentadas e a discussão ficava em volta da pergunta: mas de onde essa foto foi tirada?”, conta Felipe. As histórias da cidade contadas por seu avô despertaram a paixão pelo passado de Florianópolis. A exposição gratuita ocorre até o dia 14 de abril no Piso L2 do Floripa Shopping.



Nenhum comentário:

Postar um comentário