terça-feira, 12 de março de 2013
Como melhorar a saúde íntima feminina
Alguns bloqueios físicos e psicológicos podem diminuir a libido feminina. E para as mulheres terem uma vida sexual mais prazerosa, é preciso adotar alguns cuidados com a saúde vaginal. Além disto beneficiar o sexo, ainda estimula o próprio prazer e o da pessoa parceira, e previne complicações ginecológicas, como incontinência urinária, prolapso genital (queda do útero) e dispareunia (dor vaginal).
A vagina, assim como o ventre, é símbolo do orgulho feminino e o que, de forma geral, anatomicamente diferencia as mulheres dos homens. E o nosso cérebro faz associações entre as emoções e essa região do corpo feminino. Toda vez que passamos por sentimentos fortes na vida, o cérebro envia estímulos para o corpo, onde serão registrados os acontecimentos que vivemos.
Por exemplo: quando nos sentimos sobrecarregados de responsabilidades, o cérebro mandará estímulos para o músculo do trapézio, deixando tensa a musculatura das costas e do ombro. É daí, inclusive, que vem o termo "carregar tudo nas costas". O mesmo ocorre com as emoções envolvendo a vida amorosa, como conflitos de relacionamento ou sexuais, como uma traição, por exemplo. Nesse caso, o sentimento de cobrança ou desilusão será refletido, por meio do cérebro, no útero e na musculatura vaginal da mulher. Isso poderá prejudicar a vida sexual de alguma forma, deixando os músculos da vagina tensos e enfraquecidos, que por sua vez causarão problemas como retenção ou infecção urinária e dor na relação sexual.
Além deste reflexo psicológico somado no corpo, ainda há o agravante das mulheres ocidentais não terem o hábito de fortalecer e cuidar da sua musculatura vaginal, sofrendo com essa falta de prevenção. Quando está em condições normais, os músculos da vagina apresentam boa sensibilidade, força, sustentação (que é a contração sustentada durante um bom tempo), coordenação motora e um bom relaxamento (que exige condições favoráveis para relaxar a musculatura quando necessário). Mas quando a mulher apresenta a musculatura vaginal tensionada, não possui essas funções.
Muitas mulheres recorrem aos exercícios de pompoarismo e kegel, que servem para fortalecer a musculatura vaginal. No entanto, muitas fazem isso sem orientações e ao invés serem beneficiadas, prejudicam ainda mais o tônus dos músculos vaginais. Aprenda a fazer corretamente o exercício mais adequado para o seu tipo de musculatura vaginal, através do teste a seguir. Anote suas respostas em um papel e confira a seguir como cuidar da sua saúde íntima.
Para ganhar força e qualidade na musculatura vaginal é preciso ter uma boa percepção da sua vagina, podendo senti-la e tendo consciência de sua localização. Somente assim é possível contrair o local certo e de forma correta.
Treinamento de Percepção e Sensibilidade
Deite com as pernas na parede, como mostra a ilustração acima. Depois, ainda nesta posição, pegue uma bolinha de tênis e coloque-a no meio das pernas, próximo da genitália. Com os olhos fechados, contraia a musculatura vaginal ao mesmo tempo em que aperta a bolinha com as pernas. Conforme a sensação de contração for ficando mais perceptiva, você passará a afastar cada vez mais a bolinha das pernas, sempre mantendo as contrações.
Outra atividade para melhorar a percepção e que deve ser praticada por todas as mulheres é a boa relação com a sua vagina. Para isso, você precisa conhecê-la e senti-la melhor, para se descobrir. Coloque um espelho pequeno na frente de sua vagina e veja sua imagem refletida nele. A ideia é se observar e se conhecer melhor.
Outra forma é se tocar e descobrir quais são os pontos de maior prazer, se existe algum ponto de dor ou com sensações desconfortáveis no seu corpo. Isso facilitará a percepção e a sensibilidade vaginal, além de sua qualidade de vida sexual.
Treinamento de Relaxamento
É sempre bom relaxar a musculatura vaginal, mesmo que no teste sua musculatura não tenha se mostrado tensa. Este treinamento pode ser realizado por você mesma ou pela pessoa parceira. Basta se posicionar confortavelmente e depois introduzir dois dedos no 'óstio vaginal' (veja ilustração acima) e realizar uma leve pressão para baixo, como é demonstrado pelas setas na ilustração. Depois, faça um movimento de 'U', para um lado e para o outro. O nome desta manobra é massagem perineal e servirá para relaxar a sua musculatura vaginal, melhorando a tensão.
Esse treinamento, quando introduzido na sua rotina, ajuda a evitar maiores tensões e até mesmo retenção urinária e infecções. Normalmente as mulheres que têm tensão vaginal costumam não liberar toda a urina e isso pode ser prejudicial. Sendo assim, ao urinar, incline o corpo para frente e faça força durante alguns segundos depois que terminar, para certificar-se que eliminou toda a urina.
Treinamento de Fortalecimento e Sustentação
Você sempre deve realizar os exercícios de fortalecimento e sustentação juntos, pois será através da sustentação que você ganhará força. Para isso, contraia a musculatura vaginal o mais forte que puder e mantenha-a contraída pelo tempo que conseguir. Depois relaxe por alguns segundos.
No primeiro dia que colocar em prática esse treinamento, faça estas contrações o maior número de vezes que conseguir. Nos dias seguintes, reduza a série pela metade. Os exercícios devem ser feitos diariamente, durante vinte dias seguidos ou até obter um bom resultado, ou seja, quando perceber que a contração está mais forte.
Assim como ficamos com a musculatura tensa nas costas e nos ombros - quando carregamos grandes responsabilidades - a musculatura da vagina também reflete a tensão quando vivemos uma traição, nos sentimos cobradas no sexo, achamos que não estamos satisfazendo nosso parceiro ou não sentimos prazer na relação.
Diante de decepções amorosas, nosso cérebro encaminha impulsos nervosos para a região que nosso corpo acredita corresponder a estas funções: a vagina. E isso ocasiona tensões na musculatura vaginal.
Treinamento de Relaxamento
É sempre bom relaxar a musculatura vaginal, mesmo que no teste sua musculatura não tenha se mostrado tensa. Este treinamento pode ser realizado por você mesma ou pela pessoa parceira. Basta se posicionar confortavelmente e depois introduzir dois dedos no 'óstio vaginal' (ver ilustração na página anterior) e realizar uma leve pressão para baixo. Depois, faça um movimento de 'U', para um lado e para o outro. O nome desta manobra é massagem perineal e servirá para relaxar a sua musculatura vaginal, melhorando a tensão.
Esse treinamento, quando introduzido na sua rotina, ajuda a evitar maiores tensões e até mesmo retenção urinária e infecções. Normalmente as mulheres que têm tensão vaginal costumam não liberar toda a urina e isso pode ser prejudicial. Sendo assim, ao urinar, incline o corpo para frente e faça força durante alguns segundos depois que terminar, para certificar-se que eliminou toda a urina.
A sustentação muscular depende de uma boa força e também sinaliza uma musculatura bem vascularizada e oxigenada. É fundamental para evitar a incontinência urinária.
Coordenação motora é a função que, junto com a força, garante uma boa movimentação da vagina durante o sexo.
Treinamento de Fortalecimento e Sustentação
Você sempre deve realizar os exercícios de fortalecimento e sustentação juntos, pois será através da sustentação que você ganhará força. Para isso, contraia a musculatura vaginal o mais forte que puder e mantenha-a contraída pelo tempo que conseguir. Depois relaxe por alguns segundos.
No primeiro dia que colocar em prática esse treinamento, faça estas contrações o maior número de vezes que conseguir. Nos dias seguintes, reduza a série pela metade. Os exercícios devem ser feitos diariamente, durante vinte dias seguidos ou até obter um bom resultado, quando perceber que a contração está mais forte.
Treinamento de Coordenação Motora
Contraia a musculatura vaginal, relaxe durante dez segundos e contraia novamente. Faça cinco séries de dez repetições diariamente, durante vinte dias seguidos ou até obter um bom resultado, quando perceber que a contração está mais forte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário