sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os 10 benefícios do riso

Médico e autor do livro “A Terapia do Riso – A Cura pela alegria” explica porque rir emagrece, retarda as rugas e ainda estimula os hormônios da felicidade
 
 

Conheça 10 benefícios que o riso traz para o organismo / Créditos: Thinkstock

Você é daquelas que para tudo franze a testa e faz cara feia? Dificilmente está de bom humor e com tudo se irrita com facilidade? Há um remédio milagroso para você: a terapia do riso! Para ter uma noção, o simples ato de sorrir promove a contração de 28 músculos faciais, o que ativa e aumenta no cérebro a produção de serotoninas e endorfinas, neurotransmissores que se disseminam pelo corpo e dão uma imensa sensação de bem-estar e prazer.
“As endorfinas, por esta razão, são chamadas popularmente de hormônios da felicidade”, explica o médico e homeopata Eduardo Lambert, autor do livro “Terapia do riso – A Cura pela alegria” (Editora Pensamento). Lambert explica que se inspirou para escrever o livro quando se deparou com pessoas que, diante dos acontecimentos e às vezes sem motivo aparente, estavam em estado de tristeza, depressão, melancolia, mau humor, irritabilidade, estresse e com pensamentos negativos.
"Estes estados emocionais negativos levam as pessoas ao desequilíbrio e se somatizam no corpo causando até doenças físicas. Nas minhas palestras, procuramos ajudar a elevar o astral das pessoas e despertar energias e vibrações positivas para uma vida mais saudável", destaca Eduardo.
Por isso, a risoterapia ou terapia do riso é um dos grandes remédios que existem. A biologia do riso proporciona um tremular do corpo que começa no tórax, se propaga para o abdômen e se espalha, o que propicia o relaxamento dos músculos, órgãos e glândulas. “A alegria, o sorriso, o riso e a gargalhada visam desbloquear a energia que se manifesta pela rigidez, seriedade excessiva, autorrepressão, introversão, autoritarismo e mau humor. Dessa forma, no papel de vítima, essa pessoa culpa a tudo e a todos pelo que de ruim acontece”, observa o médico.
 
A origem da risoterapia
A risoterapia é um método terapêutico que existe desde a década de 60 e foi divulgado pelo médico norte-americano Hunter Adams, mais conhecido como "Patch Adams", onde uniu a alegria da amizade ao tratamento médico. A história ganhou as telas no filme “Patch Adams – O amor é contagioso”, com o ator Robin Williams no papel do médico.
No consultório, explica o médico Eduardo Lambert, a risoterapia é uma terapia complementar que, associada à Homeopatia, à Relaxterapia e outras, traz resultados maravilhosos em três meses de tratamento.
“Quando uma pessoa doente está melhorando todos dizem claramente: fulana está melhorando, já está até rindo. Nos EUA, há trabalhos que comprovam que a risoterapia diminui o tempo de internação em cerca de 20 a 30%. Nos grandes hospitais de São Paulo e outras capitais existem os "Doutores da Alegria", os "Doutores do Riso" e outros grupos que conseguem resultados excelentes”, explica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário