sábado, 2 de fevereiro de 2013



Melancia, tudo de bom...



Verão, sol, calor de 40 graus celsius, sensação térmica de 50! Nada como refrescar o corpo de forma doce e saudável, incluindo no seu cardápio a melancia.
Praticamente 90% da polpa vermelha e suculenta é composta por água. A melancia (Citrullus lanatus) pertence à mesma família da abóbora, do melão e de outras plantas rasteiras. É cultivada em muitos países, mas especialmente no Brasil, onde combina muito bem com o clima tropical quente.
Além das propriedades hidratantes conheça alguns motivos para incluir a melancia na sua dieta:
- Fonte de nutrientes – fornece vitaminas A e C, licopeno, minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo, carboidratos, água e fibras;
- Sementes nutritivas – elas são comestíveis, podem ser trituradas em sucos ou vitaminas, acrescentando proteínas, fibras e alguns minerais (magnésio, fósforo, zinco e cálcio) à dieta.

- Pouco carboidrato – Uma 1 porção de 100 gramas (o equivalente a uma fatia pequena) contém apenas 8 gramas de carboidratos, ou seja é baixa. Essa característica, associada à carga glicêmica baixa, torna a melancia uma alternativa de fruta para diabéticos. Um estudo realizado por WU. G e colaboradores e publicado no The Journal of Nutrition em 2007, mostrou que ratos de laboratório apresentaram melhora na taxa de glicemia sanguínea após a inclusão de suco de polpa de melancia à dieta. Como toda fruta, porém, ela contém açúcares na forma de frutose, por isso recomendo moderação no consumo aos diabéticos;
- Doce, mas não calórico – O sabor adocicado diminui a vontade de comer doces e, pelo baixo valor calórico (33 calorias em 100 gramas), é bem aceita nas dietas de emagrecimento.
- Ação diurética – Beneficia pessoas que apresentam retenção hídrica, isso se não houver restrição de líquidos por orientação médica.

- Melhora a circulação – Ela é fonte natural de L-citrulina, precursora do aminoácido L-arginina, que promove a produção de óxido nítrico e melhora o fluxo sanguíneo pelas artérias. Com isso, contribui para a prevenção de doenças vasculares e até da impotência sexual. J.K.Collins e colaboradores realizaram um estudo publicado em 2007 na revista Nutrition em que analisaram dois grupos de humanos submetidos ao consumo de suco de melancia por três semanas. Um grupo recebeu quantidade maior e o outro, menor. Em ambos foi possível observar um aumento da concentração de arginina no plasma em resposta ao consumo do suco de melancia. Isso indica que a L-citrulina foi efetivamente convertida em L-arginina.
- Faz bem ao coração – Pesquisa publicada no ano passado pelo Journal of Nutritional Biochemistry (article in press) sugere que a mesma L-citrulina encontrada na melancia desempenha um importante papel na saúde cardiovascular. Os ratos que receberam o suco da melancia apresentaram menor peso, como também níveis mais baixos do LDL – colesterol “ruim” -, redução de aterosclerose, e os níveis de L-citrulina mostraram-se altos, comparados aos dos ratos que não receberam a bebida.
- Antioxidante – Um estudo brasileiro publicado na Revista Inst. Adolfo Lutz, em 2003, pelos pesquisadores NIIZU,P.Y e RODRIGUES-amaya,D.B,  evidenciou que a melancia é uma importante fonte de licopeno, um potente antioxidante, ou seja neutraliza os radicais livres. O licopeno é um carotenóide que beneficia a saúde de homens e mulheres, uma vez que tem ação importante na prevenção do desenvolvimento de câncer de próstata e mama.

Idéias práticas:
•      É comum encontrarmos frutas picadas nos restaurantes a quilo, junto às saladas. Inclua as fatias de melancia no seu prato.
•      O suco de melancia também pode ser usado como uma variante para o tradicional, e também saudável, suco de laranja.
•      A parte branca da melancia também pode ser aproveitada para fazer doces, e é uma fonte de L-citrulina.
•      Invente. Faça bolinhas da polpa de melancia com o uso de um boleador, inclua nas sobremesas, saladas de frutas ou sorvetes. Surpreenda sua família e amigos.
•      A casca também poderá ser picotada com o auxílio de uma faca e ser transformada em uma bela tigela para servir a salada de frutas.
•      Congele o suco de melancia em bandejas de cubos de gelo. Acrescente as pedras de gelo no próprio suco de melancia ou ainda de outros sabores e refresque-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário