quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013



Bebidas alcóolicas prejudicam saúde e beleza da pele feminina

Excesso de consumo do álcool provoca aumento da oleosidade no rosto até o envelhecimento precoce Foto: Shutterstock

Mulheres que gostam de um bom drinque, uma taça de vinho ou mesmo da cervejinha inocente para relaxar em dias estressantes e curtir com os amigos precisam ficar atentas não só ao efeito do álcool para a saúde, mas também, para a beleza da pele. Isso porque, mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode acelerar o envelhecimento e favorecer problemas relacionados à cútis.

A explicação científica para a má notícia é a de que o organismo feminino é mais sensível à bebida alcóolica e os efeitos são visíveis na pele. "O álcool se mistura com a água do corpo e, como as mulheres possuem proporcionalmente menos água do que os homens no organismo, a concentração e os efeitos da bebida são maiores", afirma Dra. Sheila, farmacêutica e consultora em cosmetologia.



Além disso, o consumo do álcool etílico, tipo mais comum encontrado nas bebidas, pode tirar o brilho e a beleza da cútis. O álcool é um agente dilatador dos vasos sanguíneos e provoca alterações nas células da pele. Assim, doenças como dermatite seborreica, elevação da oleosidade no rosto, vermelhidão facial e desidratação são causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas.



Por causa da vasodilatação, o álcool ainda aumenta a produção de líquido extracelular no organismo. “Esse líquido em excesso prejudica a circulação de nutrientes do sangue para as veias, modificando o metabolismo do corpo e causando problemas para a pele”, explica Dr. Paulo Kogake, Médico Esteta, Membro da Academia Brasileira de Estética e Diretor da Clínica Kogake.

Uma taça de vinho pode
Duas latinhas de cerveja já são suficientes para causar danos à saúde e beleza da cútis. “O ideal é beber uma lata por hora, mas quem começa a beber não faz a contagem”, ressalva Dr. Paulo. Porém é possível manter o equilíbrio de uma pele bonita e o consumo de bebidas alcoólicas tomando uma taça de vinho por dia, principalmente o tinto. Além de satisfazer a vontade, a bebida também faz bem para cútis.



O vinho contém substâncias que ajudam no funcionamento do organismo por conta do resveratrol e flavonoides das uvas. Os flavonoides são antioxidantes e aumentam o HDL colesterol, conhecido como colesterol bom, ajudam a baixar a pressão arterial e também diminuem o risco de entupimento das artérias coronárias.



O resveratrol, por sua vez, é uma substância encontrada naturalmente em diversas plantas, como na casca das uvas e também nas sementes de algumas variedades, principalmente de uvas roxas e vermelhas. Essa substância aumenta a expectativa de vida e auxilia no rejuvenescimento da cútis, regenerando os tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário