segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013



Estratégia: O exemplo do Pai Williams

Richard Williams
.

Entre 2000 e 2003, Venus e Serena Williams dominaram o ténis feminino. Este feito é ainda mais memorável quando olhamos para o seu passado sócio-económico.

O arquitecto do sucesso das duas irmãs no ténis profissional foi o seu pai, Richard Williams. Nasceu pobre no Louisiana mas acabou por conseguir montar a sua própria empresa de segurança. Vivia com a mulher e os seus quatro filhos em Los Angeles.
 
Um dia, Richard está calmamente a ver um jogo de ténis na televisão, quando aparecem os valores dos prémios deste desporto. Vira-se para Oracene (a sua esposa) e diz: "Querida, vamos ter duas filhas. Vamos criá-las de forma a tornarem-se campeãs de ténis e milionárias. A vida será boa." Oracene, um pouco mais prática do que o seu marido diz: "Richard, tu nunca sequer compraste uma raquete de ténis. Sei muito bem que nunca jogaste ténis." Mas Richard respondeu: "Não te preocupes, querida. Quão difícil poderá ser? É só atirar uma bola para um grande quadrado verde..."
.
Venus Williams nasceu a 17 de Junho de 1980; Serena nasce 14 meses depois. Cercando-se de livros e videos sobre ténis , Richard Williams começa a planear o desenvolvimento das raparigas. "Tinhamos um plano já feito dois anos antes delas nascerem sobre como iriamos criar as nossas filhas - a sua educação, a sua alimentação, e o mais importante de tudo, o seu ténis. Eu sou o planeador, ninguém mudará esse plano."
.
Com quatro anos, Venus começou a ter aulas de ténis nos campos públicos, treinada pelo próprio pai. No ano seguinte, Serena juntou-se a eles. A forma de treino de Richard era complexa e inortodoxa:
- Comprou bolas de ténis usadas a 10 cêntimos cada. Percebeu que bolas menos cheias obrigavam as filhas a serem mais rápidas no campo.
- Pensando porque seriam os lançamentos dos homens mais fortes do que os das mulheres, pôs a hipótese de isso acontecer porque as raparigas não têm o hábito de atirar tantas coisas como os rapazes. Com base nisto, encorajou Venus e Serena a verem qual delas conseguia atirar a sua raquete mais longe, repetidamente.
- As irmãs trabalhavam no "saco de boxe" de forma a desenvolverem a sua força física, cordenação membros-visão e "trabalho de pés".
- "Obrigava" as raparigas a usarem um taco de baseball para jogarem as bolas de ténis - "desenvolve a precisão e o serviço".
 
- Durante intensas sessões as irmãs melhoravam a sua precisão atirando repetidamente as bolas contra pontos fixos.
.
Acima de tudo, o Pai Williams trabalhou no desenvolvimento do empenho, atitude e resistência psicológica. Dedicou-se a tornar as filhas em campeãs - "campeãs na arte, na educação, na solidariedade e no ténis".
Richard por vezes colocava grandes cartazes à volta de casa com frases como: "Venus, tens de tomar controlo sobre o teu futuro!", "Venus, quando falhas, falhas sozinha!", "Serena, precisas de aprender a ouvir!".
 
Image hosted by Photobucket.com
 
Ele estava também preocupado com a possibilidade de nem tudo correr bem. Enquanto se focava no ténis, também encorajou as filhas a participarem em muitos outros desportos e a prosseguirem os seus estudos.
Também as treinou noutros aspectos relacionados com os campeonatos profissionais, o que as preparou para se adaptarem à ribalta e ao relacionamento com os media.
Quando Venus ganhou o seu primeiro "US Open" aos 17 anos, as irmãs estavam perfeitamente preparadas para desempenharem o papel de campeãs profissionais de ténis.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário