segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


George Harrison faria hoje 70 anos



 25 de fevereiro, 70 anos (embora mais tarde se descobriu que ele nasceu dez minutos antes da meia noite do dia 24 de fevereiro). O músico e guitarrista dos Beatles, era o mais novo e era considerado o mais calmo da banda.
 
A primeira composição de George Harrison com os Beatles foi "Don’t Bother Me". Se a dupla Lennon-McCartney, criou a maioria das composições dos Beatles, Harrison foi responsável por muitas das grandes músicas do quarteto de Liverpool, como "Taxman" ou "While My Guitar Gently Weeps", "Here Comes The Sun", ou "Something", considerada por Frank Sinatra "a maior canção de amor dos últimos 50 anos".
Com a separação dos Beatles, Harrison lançou o seu álbum triplo solo "All Things Must Pass", muito bem recebido pela crítica no qual foram retirados os singles "My Sweet Lord" e "What Is Life". O álbum é considerado por muitos como o melhor trabalho de um ex-Beatle em carreira solo.

Harrison não foi só um músico. Grande fã dos comediantes britânicos Monty Phyton, Harrison financiou o polêmico filme "A Vida de Brian", porque "eu queria muito vê-los". O músico faz uma participação  no filme como "Mr. Papadopoulos". Harrison era também um grande fã de corridas de motos, sendo frequentemente visto em eventos por todo o mundo.

Em 1997, o músico foi diagnosticado com câncer na garganta e tratado com radioterapia. Dois dias antes do ano 2000 acabar, Harrison foi atacado por um intruso em sua casa em Oxfordshire e foi esfaqueado quarenta vezes.

18 meses depois do seu diagnóstico, o câncer se espalhou para os pulmões e para o cérebro. Harrison faleceu em 29 de novembro de 2001.

O documentário "George Harrison: Living In The Material World", de Martin Scorcese, lançado em 2011, ajudou a compreendermos melhor a genealidade de um músico que perdeu a vida aos 58 anos.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário