segunda-feira, 1 de abril de 2013




Os amish, uma seita protestante pacifista que rejeita o progresso



Os amish são uma comunidade fundamentalista protestante pacifista que se mantém deliberadamente fora da modernidade e que conta com menos de 200.000 membros divididos em várias regiões dos Estados Unidos.


Presentes sobretudo em Pensilvânia (leste), assim como em Ohio (norte) e em Indiana (norte), os amish formam uma comunidade próspera de agricultores e artesões com um modo de vida simples e austero.


Os amish se deslocam em carroças puxadas por cavalos e respeitam o Ordnung, um código de conduta centrado nos valores evangélicos e que define o que é permitido e o que é proibido.

Rejeitando qualquer influência do mundo exterior, eles não usam eletricidade e não têm o direito de possuir televisão, rádio ou computador.

A implantação deles no condado de Lancaster, na Pensilvânia, é um trunfo turístico para a região.
Nesta região, carros se misturam com carroças dirigidas por homens vestidos de preto e com chapéus de abas largas, enquanto que mulheres e meninas usam vestidos longos.

A maior parte dos amish é de trilíngues: eles falam um dialeto próximo do alemão, celebram seus eventos religiosos em alemão e aprendem o inglês na escola.
A escola só é obrigatória até 14 anos, desde uma lei da Corte Suprema de 1972.

Os amish não aceitam nenhuma ajuda do governo e não têm o direito de recorrer à justiça.
Organizado de forma muito descentralizada, o movimento amish é uma dissidência da comunidade protestante dos menonitas, um movimento anabatista que apareceu na Suíça no momento da Reforma, no século XVI, e que considera que somente os adultos podem ser batizados, depois de confessar sua fé.

Um pregador radicado na Alsácia, Jakob Amman, considerava que o movimento menonita estava se afastando de seus princípios fundadores. Então ele fundou o movimento amish em 1962. Seus discípulos começaram a emigrar para os Estados Unidos durante a Revolução francesa para fugir do alistamento militar.















Graça e Perdão

GRAÇA E PERDÃO


Em outubro de 2006, uma chacina dentro de uma escola Amish resultou na morte de cinco crianças entre 6 e 13 anos, além do atirador de 32 anos, que se suicidou.

O atirador era um motorista de caminhão de leite que atendia a comunidade. Fez reféns 10 meninas. No mesmo dia, membros da comunidade visitaram a família de Roberts (o motorista) para dizer que o perdoavam.

No enterro das meninas, o avô de uma das vítimas disse às outras crianças: "não devemos odiar aquele homem".

Um filme baseado no aclamado livro Amish Grace. Um relato verídico sobre um evento trágico, mas ao mesmo tempo inspirador e instrutivo sobre uma comunidade muitas vezes mal interpretada.

                                        Graça e Perdão


O Segredo

O Segredo (The Shunning) - Poster / Capa / Cartaz

A bela Katie Lapp sempre sentiu que algo faltava em sua simples existência Amish, até que um Inglês misterioso vem ao condado de Lancaster procurar o bebê que deu para adoção há 19 anos atrás.



                                       O Segredo      - (The Shunning)                                               




Nenhum comentário:

Postar um comentário